terça-feira, 20 de abril de 2010

Testes, editoras e o primeiro "balão mágico".





Ser testado quase ninguém gosta, não é verdade?
Mas resolvi escrever este post sobre a importância que isso ocorre na vida de um desenhista profissional ou de iniciante na carreria da prancheta. Muitas vezes já fiz testes para editoras... Prazos curtos, para elaborar algo específico para o cliente que precisa gostar logo de cara e fechar o negócio.
- Complicado não?
Pois é, muitos vezes não se recebe nada em troca, e a editora ainda acaba usando suas idéias e concepções gráficas, pagando um terço do que o trabalho valeria para um outro desenhista,ou copista medíocre fazer... Contudo a a medida que o tempo passa, e você vai pegando um nome, ou vai ficando conhecido pela qualidade seu trabalho, as coisas começam a melhorar.
Você adquire experiência, e mesmo que o contrato nao seja fechado, ou você faça o trabalho inteiro e o dinheiro não seja depositado na sua conta depois (costuma-se dizer no meio que o primeiro " Balão a gente nunca esquece" e que "desenhista que não levou balão não é desenhista") o conhecimento adquirido nesta etapa desenhista editora vai te ajudar nos próximos trabalhos e na maneira de se portar frente a editores e na hora de publicar.

Afinal os testes são uma maneira de crescimento e aprendizado (extra-escolar) pois conceituar e conceber desenhos específicos destinados a tais e tais fins, acaba sendo muito mais educativo (na maioria das vezes) do que ficar no velho sketchbook e fazendo "ilustrações ao vento" , fora a oportunidade de outros editores verem o material seu mais contextualizado com o que ele esta acostumado a trabalhar (não que isso seja via de regra) mas ajuda muito na hora de nova avaliação, um novo trabalho e também estar em contato e mais antenado com o que rola no meio editorial.

Bom o mais legal disto tudo, é receber uma resposta positiva, ver ser material publicado e ainda ganhar a confiança de um editor ou cliente para novos trabalhos.
Como diria o sábio filosofo:
- Rapadura é doce, mas dá cárie no dente (rsrsr).
Abaixo os testes (já coloridos) que fiz de um mascote para material didático daqui da região:

Mascote (ilustra 1)



































Mascote (ilustra 2)





































Mascote (ilustra 3)















Um comentário:

Anônimo disse...

jéssica (pelo orkut) disse:

Nossa! vc realmente tem o dom!
adorei os desenhos! :D

Beijoss