terça-feira, 9 de junho de 2009

De volta a prancheta (retratos segunda parte)



Ouvi uma vez de grande atleta, que mais dificíl que chegar ao topo, é se manter no topo.
Pode parecer papo de coruja o que estou falando, mas muitas vezes para o artista que chega a determinado nível técnico e artístico, chega a ser quase natural se engessar um pouco e meio que se acomodar a com os resultados obtidos, nao procurando mais o refinamento e o amadurecimento do próprio trabalho.
Passei por isso diversas vezes, e também observei na vida de artistas que admiro e respeitado esse hiato na produção (me chega a lembrar aquelas bandas que estouram com o primeiro disco, mas entram em crise diante da produção seguinte), eu via artistas excelentes demais que diziam que não conseguiam nem ver uma folha de papel.

(páginas de uma hq que estou produzindo)



Eu mesmo algumas vezes ficava meses sem ter a mínima vontade de sequer pensar em desenhar,só com a idéia já chegava a passar mal (rsrrs).
Engraçado, para não dizer trágico...mas como diria o livro hebreu dos provérbios: " há tempo para todo propósito debaixo dos céus".
Há verdade é que um tempo para avaliar os trabalhos em sí acaba sendo mais proveitoso do que seguir em frente produzindo trabalhos medíocres sem refletir no processo e amadurecer a obra, pois um grande pintor que tive contato me disse uma vez que o amadurecimento do trabalho artístico é resultado direto do amadurecimento pessoal como individuo e ser humano.
Sempre me questionei a respeito desta frase, mas parece que só agora a ficha começou a fazer sentido.
Por este mesmo motivo, de um ano e meio para cá tenho retomado a produção frenética de outrora(não tanto como antes de chegar a desenhar 16horas por dia)mas algo mais sadio e divertido.
Afinal de que adianta ter o maior refinamento estilistico e virtuosismo técnico quando não temos nada a dizer, quando estamos vazios de sentimentos, expressão, experiência e sensibilidade?
Em visto disto os trabalhos que se seguem são resultado deste processo que acredito que todo artista passa, do purismo técnico para o expressionismo lívido, espero que aproveitem a boa fase, rsrrs.

Produzi estes retratos abaixo para amigos e pessoas a que gosto muito, a maioria feita com referência fotográfica e realizada em pouquíssimo tempo, como eu mesmo disse as vezes o felling do momento acaba soando mais agradável do que horas de firulas na prancheta, kkk.

(As imagens abaixo são de minha amiga Luana Câmara, o retrato abaixo veio decorar o quarto dela)ficou massa demais.



(uma pinup que fiz de memória tentando relambrar a fisionomia dela).




(Abaixo algumas releituras que fiz dela de maneira mais estilizada, tipo pesonagem de cartoon) geek total meow.



(Esse cara abaixo é o meu irmão dá pra crer? Fazia tempo que não fazia algum trabalho relacionado a alguem da familia, foi divertido de fazer e ainda mais gostoso ouvir os elogios dele dizendo que não precisava...ainda vou sentir falta deste desenho).






A garota abaixo é a Kmilah uma amiga minha da cidade de são josé dos campos, conheci ela pela internet por acaso e já tem três anos que nos falamos e alguns anos que prometi o desenho postado abaixo, parece que ela curtiu o resultado eu mesmo fiquei surpreso quando acabei, o ritmo do trabalho esta bastante agradável(vai ver é resultado das aulas de pintura que tive no passado, rsrsrrs,).
Diz que não lembra a mary jane watson do spiderman? (nao sei porque me remete ao desenhista david mazucchelli a que gosto muito (vai entender)?




Quando tiver mais tempo prometo postar coisas novas, as gavetas estão cheias mas estou sem tempo para colocar o material e editar...então já viu!