domingo, 11 de janeiro de 2009

desenho de observação

Meu tio Antônio de Padua (artista plástico e atualmente cenógrafo da rede TV ) sempre pegava no meu pé a respeito do desenho de observação, pois acreditava ser este uma das bases do desenho. Eu era pequeno desenhava o dia inteiro e nao entendia patavinas do que meu tio tentava me ensinar... eu o via com um chato que queria atrapalhar minhas férias no sítio da familia (rsrsrsrs).
A experiência me ensinou que ele estava certo e desde então embarquei neste exercício diário de retratar a realidade o que vemos, numa época de câmera digital no celular está mais do que em voga, nada mais inteligente do que insistir nesta maneira obsoleta porem muito mais divertida de retratar a realidade, rsrsrrsrsr.

(desenho de observação com pincel e editado no photoshop)


(a sala de entrada daminha antiga casa no butantã)


(a vista de cima de casa em guaratinguetá)


(poderia ser as portas da percepção do aldous huxley mas é apenas o corredor que liga os quarto da minha, esta imagem é sinistra me faz viajar, rsrsr)


(nao imaginava que um fogao ficara tao bacana retrada num desenho, comédia esta imagem)


(o quarto de minha mãe)


(o quintal de casa em guratinguetá)

(a vista de meu quarto e minha prancheta atualmente)


(outra vista do mesmo quarto)


(meu quarto no butantã na época em que morava em sp).


(esta tbm é da minha antiga casa em sp).


(desenho em acrílica aguada e caneta bic)

Xilogravura Digital, serahhhhhh????

Ultimamente tenho realizados trabalhos de edição no computador, afinal uma quantidade enorme de trabalhos meus continua sem publicação na web, afinal nada melhor que proteger " os nosso filhos " guardando-os no pc(estou falando dos desenhos viu?) livrando eles da traça, do mofo, ou mesmo de perde-los inusitadamente uma hora dessas, vai saber né?
Como tenho dedicado muitas horas até que o registro fique perfeito para conservação do mesmo, sobra-me tempo para ver os mil e um rumos e resultados que um mesmo trabalhos poderia tomar...(Vai ver é pra matar a saudade da época em que trabalhava de designer gráfico para websites da região do vale do paraíba, numa sociedade que se findou).
Trabalhei as imagens a seguir de maneira negativa, alterando cores, saturação, luz e o que mais fosse necessário para o que o resultado me agradasse,e a primeira impressão que tive foi uma espécie de xilogravura, aquela técnica em que se risca uma placa de metal ou outros materias e a partir disso gera-se um desenho, num sistema parecido com o de impressão antiga.
Mas não levem a sério, apenas gostei do nome e decidi usa-lo, afinal já dizia o poeta que uma imagem vale mais que mil palavras? Então aí estão minhas xilogravuras para vosso deleite... e que me perdoem os artistas etmólogos de plantão.

(desenho de observação de uma natureza morta, sítio patricinho).


(desenho de observação de minha casa no butantã em São Paulo)


(kkk este é engraçado, é o fogão de casa... ficou bacana não?)


(uma das minhas páginas de meu sketch-book)


(desenho de observação do quintal de casa em guaratinguetá)


(mais uma página de meu sketch book)


(Desenho de observação)


(desenho com caneta bic em negativo)