terça-feira, 23 de junho de 2009

Desenho...Dom , Talento Inato ou muito Trabalho?

Sempre ouço as pessoas me dizerem que tenho um dom para o desenho, que desenhar é coisa para poucos, e coisas do tipo... como se o artista fosse um ser mágico que dele emana-se poderes ou qualidades metafísicas oriundas de uma linhagem singular ou mesmo do que as pessoas consideram por divino.
Poderia brincar de defender esta "tese" absurda mostrando estes desenhos abaixos, de alguns familiares que sempre tiveram alguma relação com alguma forma de expressão:


(auto-retrato de meu tio Toninho, artista plástico e hoje cenógrafo)


(Leonardo da Vinci desenhado por meu pai João Neto, programador aposentado, mas que sempre gostou de escrever e que desenhava muito na infâcia e adolescência).

Mais isso só seria um pretexto se eu não colocasse o outro lado da história com por exemplo:


(Bailarina desenhada por minha mãe Nadir,Terapêuta e esteticista que nunca viu finalidade para as artes, e que sempre me perguntava, quando me via muitas horas na prancheta... - Tá bonito, mas pra que serve isso?)


Eu acredito que devamos ter algum tipo de predisposição a certos tipos de inteligências e atividades mentais, e que cada pessoa deva ter a sua: pois muitos se dão bem com a área das ciências exatas entanto que outros aquilo soa ao mais sombrio dos pesadelo.

Um exemplo a que me percebi muitas vezes foi de pessoas ingressarem na música sem a menor aptidão ou gosto pela coisa (apenas porque achava bonito e coisas do gênero) mas que não "tinham" ouvido pra reconhecer a diferença de um (G)SOL para um (Bb) SÍ Bemol, ao contrário de outros (como um velhinho a que ouvi dizer que uma vez ouvindo uma Banda ensaiar logo percebeu a desafinação imperceptível da guitarra em meio a uma infinidade de outros instrumentos tocados juntos, o grupo parou o ensaio o guitarrista observou a afinação e contatou que realmente a corda (D) Ré esta realmente desafinada). E não é que o velhinho não estava enganado, incrível não?

Há um ditado popular que diz que Deus nos concede o guarda-chuva conforme a tromba d'agua(algo do gênero se não me lembro..rsrsr )mas ainda assim o engraçado entretanto é que se você pedir pra qualquer adulto desenhar ele vai ficar encabulado, vai resmungar e no máximo se verá uma casinha de pauzinho no meio da folha, ao contrário da criança, que logo vê um pedaço de papel em branco logo sai rabiscando.


(desenhos de minhas irmãs menores Júlia e Diana)


Por que será que isso acontece?

Crianças são mais receptivas a qualquer forma de expressão, afinal estão livres de qualquer preconceito estilístico ou erudito que as impeça de se expressarem (ao contrarário dos adultos) eles querem somente se divertir e brincar, o desenho entra nesta fase bacanado desenvolvimento em que elas estão descobrir o mundo.
O problema surge quando a criança começa a comparar o que ela faz com outros estilos e tipos de desenho, e acaba achando que desenhar não é mais o que ela fazia antes (que achava agora já feio), mas sim representar as figuras que ela agora vê na Tv, nas revistinhas (que parece ser mais o que é mais usual e bacana).
Dali pra frente, ela segue por três caminhos distintos:

Desenvolve aptidões técnicas para representar as novas figuras (por meio da cópia e se der sorte consegue aplicar aquilo no seu antigo modo de se expressar).
Desisti de vez representar aquelas figuras complexas e segue com sua propria maneira de desenhar (agregando aos poucos os estilos de linguagem no seu desenho, como aconteceu comigo).
Ou ainda desisti de vez de desenhar diante da frustação de se sentir incapaz de reproduzir fielmente a figura desejada e nunca mais torna a este tipo de linguagem ou forma de expressão( eu mesmo me lembro de como ficava frustado quando não conseguia desenhar um Pato Donald ou o a Mônica, e logo deixava aquilo pra fazer meus monstros, robôs e caminhões de quarenta rodas, rsrsr).



(Alguns esboços meus editados no computador)

Afinal o que distingue um desenho bom de um ruim, por que um desenho meu mais técnico pode ser melhor que o rabisco muito mais sincero e expressivo de minha irmã menor?
Se todos são formas de expressão, não existe certo ou errado. Pode-se analisar conforme padrões estéticos ou técnicos, e avalialos segundo estes padrões, contudo expressão continuará sendo sempre expressão... afinal cada pessoa possuirá sua própria forma de se expressar e para isso não há julgamento.


Apesar disto, acho bastante interessante a definição de desenho a que ouvi de um amigo e professor de pintura que tive...Ele dizia, que desenho não é dom, desenho é resultado direto de esforço e muito trabalho. Isso faz certo sentido pois quantas vezes quando estudei desenho em escolas de arte e via pessoas talentosas e com aptidões incrivéis produziam trabalhos medíocres ou próximos do que estavam acostumados a fazer, enquanto outros mais esforçados e "menos" talentosos evoluiam bem mais na linguagem e superavam a sí próprios.

Por isso mesmo, ao invés de explicar e trazer uma definição minha, prefiro deixar esta discussão aberta para que cada um tire a conclusão que achar mais apropriada e proveitosa, pois quanto menos dismistificado o desenho for, melhor será para aqueles que produzem, para aqueles que estudam e também para aqueles que se divertem, apreciam ou tem vontade de aprender.