domingo, 25 de janeiro de 2009

Caneta esferográfica, Canetinha hidrocor e Marcador

A primeira vez que vi desenhos bacanas com caneta esferográfica, foram quando era pequeno e olhava os belíssimos cadernos com desenhos de observação de meu tio Toninho ( que hoje é artista plástico e cenógrafo).
Tempos depois fiquei assombrado quando vi pela primeira vez o que vi um original do Brucke Caribé em caneta esferográfica, nunca imagina que era possivel trabalhar um desenho utilizando materiais não convencionais como uma caneta bic.
De tanto testar este material nas aulas da Quanta acabei me familiarizando, e hoje é um dos mateirais que mais gosto de produzir quando me falta grana, rsrsrrs.

(desenho cego com caneta bic, acabou virando uma ilustra)


(Desenho de observação com caneta bic, no estilo de arte-final com nankin)


(Ilustra do Hellboy com canetinha hidrocor)


(Desenho em que usei misturei técnicas, canetinha esferográfica, canetinha hidrocor, guachê e nankin colorido)


(ilustra com arte-final pintada com canetinha hidrocor)


(Ilustra com canetinha hidrocor sem esboço prévio)


(Desenho de observação com canetinha hidrocor somente)



(Ilustra com canetinha que editei depois no photoshop alterando matizes e utilizando "filtros")


(Ilustra Non-sense com caneta esferográfica sem esboço prévio, desenhei direto e a partir dos primeiros traços construi todo o resto, o personagem e a paisagem urbana ao fundo)

Identidade Corporativa

Ouvi falar de identidade corporativa ou algo do gênero, quando trabalhava na (extinta) Agência File de Publicidade daqui de Guaratinguetá, Sam Barker trabalha com desgin gráfico e eu era desenhista e ilustrador na época, eu via ele concebendo projetos gráficos para empresas da região e achava aquilo tudo muito interessante, apesar de na época não ter a mínima intimidade com a pc (ainda mais que naquele tempo os pc's da firma utilizavam outro sistema operacional diferente da Microsoft, mais um motivo para eu ficar ainda mais perdido, rsrsr).

Muito tempo passou desde aqueles áureos momentos (rsrsrs) e eis que estava trabalhando com design gráfico para web na época e um grande amigo e exímio flautista Fernando Dias acabara de sair de uma empresa de comunicação visual e necessitava urgentemente de meus serviços, afinal seguiria no ramo montando uma empresa pra sí, e estava começando do zero.

Lembro que ele me procurou, e conversavamos informalmente sobre o nome, o conceito da firma, e mais algumas asneiras e depois dos insistentes pedidos dele fui para casa ver o que poderia resultar daquela nossa conversa.
Concebi o conceito do nome da firma, o logo, cartões de visita e alguns panfletos...

(Os dois logos escolhidos que concebi para empresa)

(Segunda versão do mesmo)

(Mais dois logos tipos de logos que concebi mas q acabaram não sendo escolhidos)

(Quarta versão para o mesmo)


O processo que utilizei na confecção do cartão de visita:


(Cartão de visita que produzi para empresa depois de finalizado):

frente

Verso


(Folder que criei para empresa)


Os anos se passaram e a " Primeiro Plano Material Gráfico " saiu do anonimato para encontrar um lugar ao sol oferencendo serviços de comunicação visual para toda região.

Mais surpreso fiquei quando vi a primeira camiseta com o logo que desenvolvi, quanto ouvi o nome que havia criado nas propagandas de uma rádio da cidade, na boca das outras empresas concorrentes(uma vez que fui deixar currículo numa grande firma de comunicação da cidade) e especialmente na boca dos amigos e também na do povão.
Tenho muito orgulho por ter podido contribuir e hoje ver a firma já consolidada a mais de anos no mercado, de certa forma uma "cria minha" que deu certo, caminhando com as próprias pernas, rsrsrrs.