sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

covers

Geralmente estou acostumado a ver a sessão de covers de sites ou blog's recheada apenas de personagens de outros autores e tals, preferi colocar na minha também desenhos de personalidades também (mas não por que acho bacana este negócio de ficar babando ovo de gente que é artista apenas pq é famoso, na verdade acho maior falta do que fazer ficar querendo saber da vida dos ditos "famosos").

Abaixo alguns personagens que despertaram meu interesse a fazer uma ilustração:

Conan (and the hiborian age)


Comecei a gostar de história em quadrinhos com a (extinta)revista x-men 2099 desenhada por Rom Lim, um cara que desenhava de um jeito que lembrava muito o Jim Lee(artista muito copiado na decada de 90), na época tinha 15 anos e sonhava em desenhar igual ele, mas quando conheci o trabalho de John Buscema e Roy Thomas na revista Conan surtei, desenhos exuberantes, boas histórias e narrativas em um estilo inconfundível, consegui colecionar com meu pai do número 1 ao 100 todos praticamente, atualmente não tenho acompanhado mais a revista, mas minha apreciação pelo personagem e especialmente pelo desenhista John Buscema continuam até hoje... Para mim um dos grandes ícones da era de ouro dos quadrinhos norte-americanos.

Wolverine
ou Logan é um dos personagens mais carismatico entre os aficcionados em histórias em quadrinos (quem nunca fez um desenho do wolverine que atire a primeira pedra, rsrsrs).
Por representar a figura de um anti-herói ou um herói com característica mais humanas, junto com o Homem Aranha é uma das figuras que o público tem mais identificação.



Alanis morrisete
(Conheci por influência de um tio, cantora bacana entre as que são mais pop's, adoro aquele album unplugged mtv e o jagged little pill dela).



Hellboy

Personagem criado por Mike Mignola, um dos artista mais conceituados no meio das hq's, influenciou centenas de artista e amigos meus com sua composição, narrativa e estilo característicos.

(Fiz esta arte em café e canetinha, nem eu sabia que ficaria tão bacana, rsrsr...dá pra acreditar?)

Supergirl
in the united states ou a super-moça aqui no brasil... Havia visto uma hq ilustrada pelo brasileiro Ed Benes com esta persongem estes tempos atrás muito bacana, mas acho que fiz este desenho antes (aquela velha mania de desenhistas em desenhar loiras gostosonas,rsrsrrs)deu nisso aí.
(arte em preto e branco)



(arte depois de colorida em photoshop)


Quebra Queixo,
ou apenas QQ para os íntimos é um criação de Marcelo Campos um dos professores meu no curso de hq da Quanta Academia de Artes em São Paulo, desenhista estiloso e respeitado por seu talento é um dos desenhista pioneiros a trabalhar para editoras gringas, abrindo as portas do mercado para outros artista talentosíssimos como Roger Cruz, Ed Benes, Greg Tocchini e Ivan Reis.
(Personagem bacana de desenhar fiz várias pinups dele esta aqui é em acrílica.)




Nick Fury

Não sei muito sobre este personagem (se não estou enganado era um agente espião e pertencia um grupo secreto do governo denominado Shield, escudo em inglês... me desculpem os mais entendidos se estiver falando bobeira), apenas o via cruzar muitas histórias de outros heróis que gostava...sempre achei bacana aquele tapa olho tipo pirata(rsrsrsr) por isto dediquei este pinup de mil novecentos e bolinha a ele, na verdade um estudo hachuras com caneta bic.

Grafite

Muitos dos desenhistas que mais admiro (expecialmente aqueles da era de ouro dos quadrinhos norte-americanos como: John Buscema, Jack Kirby, John Romita, Alex Raymond, Joe Kubert, Burne hogarth, Frank Frazetta, Hal Foster) eram além de excepcionais desenhistas também ilustradores e pintores, e em seu trabalho podia se ver um reflexo da pintura em suas obras, enriquecendo muito mais a arte sequencial a que estamos tão acostumados a apreciar.
Como entendo que pintura, desenho e ilustração são coisas distintas mas ao mesmo tempo inseparaveis, percebi que nada melhor que aprimorar a técnica, experimentando materiais diversos, bebendo de outras fontes diferentes daquelas que estamos acostumados a matar nossa sede...



Abaixo alguns exemplo de trabalhos realizados com grafite, seja carvão, lápis comum, giz de cera, giz pastel, lápis dermatográfico ou mesmo lápis comum ou de cor... (o que tiver a frente marcou bobeira tamo rabiscando, rsrrsrss).