segunda-feira, 10 de maio de 2010

testes parte2

No fim de 2009 começo de 2010 uma agência daqui da região me contatou a respeito dos meus serviços interessada em trabalhos de ilustração com fim didático-informativo para determinada empresa sobre educação no trânsito. Fui na entrevista, mandei as amostras, enviei um email com os preços e prazos e esperei a devida resposta... Nada.
Fiquei surpreso contudo, já não era a primeira vez!
Contudo pela primeira vez tinha dado o preço acertado a respeito do trabalho, "sem querer me matar" apenas para conseguir serviço na área.
Muitas pessoas no vale tendem a desvalorizar a ilustração e o desenho e a encarar este trabalho como quebra-galho, ou não chegam a dar a devida importância.
Preferem usar banco de imagens, pagar uma merreca, ou ainda desvalorizar o trabalho do profissional fazendo-o acreditar que estão fazendo um favor em publicar nosso material gráfico.
No começo pensava que talves estivessem com razão, afinal não conhecia o meio e ainda mal sabia quanto valia um trabalho meu.
Logo quando comecei numa agência, fiz uma ilustração imensa e me pagaram a quantia de R$50,00 na época, como a arte era em preto e branco, eu estava apenas começando e como demorei apenas dois dias fazendo, achei que estava bem pago.
Numa das minhas idas a escola Quanta em São Paulo, mostrei o mesmo trabalho ao experiente artista Octavio Cariello que avaliou aquilo que houvera feito e me passou o valor dentro do que estava acostumado a ver na faixa de R$500,00 me dizendo que na pior das possibilidades por menos de R$350,00 aquilo seria impraticável.
Dez por cento? (Mas será o Benedito? como dizem por aqui) pois é... Naquele momento me dei conta do que estava acontecendo, e continuei na agência mais por experiência do que por retorno financeiro.
Bom de lá pra cá, aprendi a cobrar o valor que o trabalho realmente vale, não que seja possivel entrar no acordo com o cliente ou empresa, mas se não valorizarmos o que fazemos de melhor, quem fará isso por nós?
Posto a seguir as outras duas ilustras restante deste teste, que me rendeu boas dores de cabeça, muitas horas na prancheta, mas muitas horas de aprendizado e experimentação no photoshop que jamais serão perdidas...
Pois é nem tudo esta perdido.
Longa vida ao photoshop, rsrsrrsrsrsrs.

Ilustra2








Ilustra 3

Nenhum comentário: