terça-feira, 9 de junho de 2009

De volta a prancheta (retratos segunda parte)



Ouvi uma vez de grande atleta, que mais dificíl que chegar ao topo, é se manter no topo.
Pode parecer papo de coruja o que estou falando, mas muitas vezes para o artista que chega a determinado nível técnico e artístico, chega a ser quase natural se engessar um pouco e meio que se acomodar a com os resultados obtidos, nao procurando mais o refinamento e o amadurecimento do próprio trabalho.
Passei por isso diversas vezes, e também observei na vida de artistas que admiro e respeitado esse hiato na produção (me chega a lembrar aquelas bandas que estouram com o primeiro disco, mas entram em crise diante da produção seguinte), eu via artistas excelentes demais que diziam que não conseguiam nem ver uma folha de papel.

(páginas de uma hq que estou produzindo)



Eu mesmo algumas vezes ficava meses sem ter a mínima vontade de sequer pensar em desenhar,só com a idéia já chegava a passar mal (rsrrs).
Engraçado, para não dizer trágico...mas como diria o livro hebreu dos provérbios: " há tempo para todo propósito debaixo dos céus".
Há verdade é que um tempo para avaliar os trabalhos em sí acaba sendo mais proveitoso do que seguir em frente produzindo trabalhos medíocres sem refletir no processo e amadurecer a obra, pois um grande pintor que tive contato me disse uma vez que o amadurecimento do trabalho artístico é resultado direto do amadurecimento pessoal como individuo e ser humano.
Sempre me questionei a respeito desta frase, mas parece que só agora a ficha começou a fazer sentido.
Por este mesmo motivo, de um ano e meio para cá tenho retomado a produção frenética de outrora(não tanto como antes de chegar a desenhar 16horas por dia)mas algo mais sadio e divertido.
Afinal de que adianta ter o maior refinamento estilistico e virtuosismo técnico quando não temos nada a dizer, quando estamos vazios de sentimentos, expressão, experiência e sensibilidade?
Em visto disto os trabalhos que se seguem são resultado deste processo que acredito que todo artista passa, do purismo técnico para o expressionismo lívido, espero que aproveitem a boa fase, rsrrs.

Produzi estes retratos abaixo para amigos e pessoas a que gosto muito, a maioria feita com referência fotográfica e realizada em pouquíssimo tempo, como eu mesmo disse as vezes o felling do momento acaba soando mais agradável do que horas de firulas na prancheta, kkk.

(As imagens abaixo são de minha amiga Luana Câmara, o retrato abaixo veio decorar o quarto dela)ficou massa demais.



(uma pinup que fiz de memória tentando relambrar a fisionomia dela).




(Abaixo algumas releituras que fiz dela de maneira mais estilizada, tipo pesonagem de cartoon) geek total meow.



(Esse cara abaixo é o meu irmão dá pra crer? Fazia tempo que não fazia algum trabalho relacionado a alguem da familia, foi divertido de fazer e ainda mais gostoso ouvir os elogios dele dizendo que não precisava...ainda vou sentir falta deste desenho).






A garota abaixo é a Kmilah uma amiga minha da cidade de são josé dos campos, conheci ela pela internet por acaso e já tem três anos que nos falamos e alguns anos que prometi o desenho postado abaixo, parece que ela curtiu o resultado eu mesmo fiquei surpreso quando acabei, o ritmo do trabalho esta bastante agradável(vai ver é resultado das aulas de pintura que tive no passado, rsrsrrs,).
Diz que não lembra a mary jane watson do spiderman? (nao sei porque me remete ao desenhista david mazucchelli a que gosto muito (vai entender)?




Quando tiver mais tempo prometo postar coisas novas, as gavetas estão cheias mas estou sem tempo para colocar o material e editar...então já viu!

14 comentários:

Luana disse...

Haha

Só assim pra ficarmos juntas: em papel e pixels! :P

ótimos trabalhos. Nem preciso elogiar o artista brilhante que você é!

Bjus, fica com Deus!

Anônimo disse...

Sue disse:

oi mininuuuuuuu
meu, seus trabalhos como sempre duka né?
Como vc tá apolitio?
Tudo de bom

Beijão

Anônimo disse...

lila disse:

cara!
vc é muuuuuuuuito monsTRO! x9~~~~

Gamei nos desenhos.. Muito muito massa mesmo!!
→ ParabéeeeemsS miL vezes!! sério mesmo!

Maki disse...

Ótimos trabalhos, rapaz! Bastante expressividade, muito bom mesmo.

Anônimo disse...

Panda disse:

Puxa Apolo adorei seu blog.
aquele desenho do jean ficou demais!!!
Se não fosse pedir muito faz um desenho com uma foto minha pra mim, diz que sim heheheh

Anônimo disse...

fabricio disse:

bem legal já vi e copiei o desenho do jean bem legal

Marcos disse...

Show Apolo, parabéns mais uma vez sabe que sou fã do seu trabalho!
Com relação ao trabalho feito para seu irmão, ele é o cara, ele merece!
Abração ae Apolito!

Anônimo disse...

mYlah disse:

Oiiiee! :D
Fiko mto lindo o meu desenhoo!*-*
Robei ele praa mim;x

Anônimo disse...

joão disse:

continua fera como sempre.....parabens....

eai qdo vai vir em casa tomar um café....

abração e a hora q qser vir aki é só dar um toque


fui

roberto disse...

poxa apolo ta du caralho mesmo teus desenhos os traços estaum muito bom..
se dedique que ai há futuro..
parabens

Anônimo disse...

tiuzinho disse:

to dando uma zoiada..rs

Anônimo disse...

Kmylah disse:

KKKKKKK~Tée parece msm..ta mto bonitoo esse desenho ai pra ser eu!;x kkk~meu rosto ta no mínimo uns 30 centimetros mais largo!;x kkk~Brincadera...amei msm de coração! Obrigada por se lembrar de mim..vo colocar la no meu album com uma dedicatoria pra vc..fiko realmente lindo!Brigada msm amigo..que deus te abençoe por tds as coisas boas que tem me feito! ^.^!Beza keza nego kezo! ;P kkk~


askopaskaposk' taa valendoo! ;X fiko perfeitoo!*.*

Anônimo disse...

sue disse:

ehehheh que da hora
nossa to super feliz por vc esta fazendo a hq se divertindo mas é isso mesmo.
A coisa só flui assim né, tem q fazer curindo mesmo se não fica chato e massante né rs.
Ta muito boa a narrativa, da até vontade de ver tudo prontinho eheh
é isso ai, mantenha essa impolgação pq tá ficando lindona as paginas menino.

Tudo de bom menino
se cuida
qualquer coisa estarei por aqui, só dá um gritão ehehhe

Beijão
bom feriado e bom fim de semana proce

Antonio disse...

Vi todos Apolonio Maximus. Sabe que eu não falo palavrão mas ta du car.....Eu não me impressiono com qualquer coisa, mas a qualidade gráfica esta impressionante.
Obrigado pela homenagem.
Fiquei feliz.
Beijos