sexta-feira, 10 de julho de 2009

Desenhos no Corel Draw e a filosofia cartesiana(Is it possible?)


estampa1
Composição geométrica feita
inteiramente em Coreldraw
e editada em Photoshop


A postagem desta semana me faz lembrar da filosofia cartesiana ( para quem não sabe Cartesius é o nome latino do famoso filosofo Descartes, autor do livro "O discurso do Método" onde expõe um método de aprendizagem ou pesquisa ligado a filosofia racionalista (filosofia esta que evidencia o pensamento humano como fonte de descoberta do mundo e das coisas que nele estão).
No livro o autor propõe a destruição dos antigos dogmas e pre-conceitos frente ao que conhecemos para que atraves do questionamentos de nosso valores possamos construir fundamentos mais firmes não só ligados ao que a tradição, cultura ou ciência nos mostra, mas também somados as nossas impressões, sensações, reflexões e experiências (ao contrário do que os adeptos do empirismo costumavam dizer dele).
Abstraindo para algo mais digerido e aplicando ao nosso cotidiano, Descartes queria dizer que muitas vezes nós mesmos nos privamos de obter o conhecimento pois colocamos barreiras diante dele, sendo estas: costume, tradição, o desconhecimento e até mesmo falsas impressões que muito vezes nos fazem ter uma percepção contrária ao que realmente as coisas são.


O que quero dizer com tudo isto?

Bom um exemplo bem estúpido do que falei foi pra mim ver esta semana depois de muitos anos depois de ter lido o livro do nosso querido Descartes ver que ele estava certo...hehe


Primeiro desenho feito inteiramente em CorelDraw
(personagem para a Rádio Mundo,daqui do Vale do Paraíba
do meu amigo Bruno Sampaio).

Sempre tive uma idéia a respeito do programa Corel Draw da Adobe. Desde que tinha visto o programa pela primeira vez não tinha achado muita graça, e poucas foram as pessoas que me diziam que gostavam do programa ou que viam alguma utilidade nele para fazer algo (na verdade só conheci um até agora, meu amigo Fernando Dias que trabalha com isso)mas ele não vale.
Depois das primeiras aulas do curso que estou fazendo, com algumas horas de esforço, consegui fazer os primeiros desenho inteiros no computador (me faz lembrar a época em que tinha 10 anos e passava as férias na casa do meu pai desenhando no PC com o paintbrush)hehehe.
Antes já tinha tabalhado no Corel Draw redesenhando logos e fazendo cartões de visita e folders, mas finalmente pude ver a graça do negócio e creio que maneira como pensava fazer desenho está para mudar, afinal depois de desenhar imagens inteiras usando não mais que o mouse, a palavra desenhar chega até ser estranho, rsrrs... Não que eu abandone o desenho tradicional, mas talves agora eu encontre novas "ferramentas"(esta sim seria a palavra certa) para dar vazão a minha louca expressão.

Bom chega de papo, espero que aproveitem um pouco do design "cartesiano" que me acometeu estes dias, rsrsr...e curtam a produção.
Abraço.


(hipopótamo feito inteiramente no CorelDraw como exercício)curti.


depois de ter feito o desenho pensei: será que dá pra fazer uma ilustração inteira em Corel? (bom a resposta esta aí em cima, hehe)

A proposta das imagens a seguir surgiu da conversa numa festa de casamento de um amigo (lugar incomum não?) por acaso encontrei meu ex-patrão(será que existe isso?) e amigo Sam Barker proprietário da extinta Agência File de Guaratinguetá (lugar onde comecei a dar os primeiros passos com o desenho, vendo-o como profissão e ainda ganhava um troco, rsrs) conversa vai conversa vem acabei decidindo começar um projeto antigo a que tinha vontade, que era a confecção de camisas com artes totalmente feitas por mim, bom aí estão as primeiras estampas da coleção...hehe, agora só falta mandar rodar o negócio.
Se surgir algum interesse pelo projeto o contato esta na barra direita do blog na parte de cima.



estampa1 2ºversão.

estampa2.

estampa2 2ºversão.

2 comentários:

Luiza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiza Prado disse...

Olá,vi seu comentário. =)
Enfim,vamos trocar experiências sim,esse é seu msn?posso adicionar?

Quanto a agências no vale é mais fácil em taubaté e sjc,em sjc pagam melhor, o ruim de taubaté que aquela cidadezinha adora um estagiário não remunerado.rs
Pois bem,se quiser eu te adiciono e podemos conversar. ^^