sexta-feira, 12 de junho de 2009

Gioconda, Leonardo, meus retratos e o bom e velho Photoshop) o que isso tem a ver?

As vezes quem vê um trabalho acabado numa revista mal sabe o trabalho que deu pra quem produziu chegar ao aquele resultado final já impresso.
Exceto para aqueles que produzem ou mesmo aficcionados como eu, muitos desconhecem o processo de trabalho de um desenhista (já cheguei até a ouvir o despropósito de que ninguem mais desenha hoje em dia, que é tudo feito direto no computador, que esta profissão esta com os dias contados...hehehe) por isso mesmo para aqueles que gostam de ver exatamente o que rola nas entre-linhas vão gostar bastante do que posto a seguir.
Este desenho foi baseado na foto de uma amiga minha, que aos poucos fui estilizando até chegar no resultado que queria. A princípio...pensei em acaba-lo da maneira mais fotográfica possivel, mas logo no esboço vi que o desenho podia ganhar mais e render melhor( digo ia aproveitar muito mais ele pra estudar e testar processos gráficos) se eu procura-se abastrair um pouco da forma, e encontra-se uma linguagem mais simples (que possui-se menos elementos gráficos) para retratar a mesma pessoa em questão de uma outra maneira.

O mais legal e surpreendente é que o desenho ganha corpo a medida que o processo vai evoluindo, e no final se transforma em outra coisa, e ainda se transforma em outra quando passa pelos olhos do público e ou da crítica.

Um exemplo bacana a que posso dizer, trata da Gioconda de do pintor e cientista italiano Leonardo, seu serviço era retratar a mulher de um burguês, e ele fez com tanta maestria que no final conseguiu com uma simples proposta, colocar aquele retrato entre as obras mais conhecidas da pintura clássica em todos os tempos, a famosa Mona Lisa (pra quem ainda não lembrou).que todos de nós já deve ter visto pelo menos de relance uma única vez na vida.


Gioconda de Leonardo

A quem diga que o sucesso da obra se deva ao sorriso enigmático da figura retrada, misto de emoções diferentes num mesmo rosto, a quem diga também que é um auto-retrato do pintor feito de maneira androgena (pois alguns livros apontam para a suposta e inverossímel homosexualidade do pintor, que sempre viveu sozinho entre seus atelies, hora aprendendo com mestres hora junto de seus discipulos).
Já os estudiosos de arte e pintura falam muito a respeito da técnica empregada no quadro, uma veladura de milhares de camadas bem suaves e quase imperceptiveis.
Os historiadores por outro lado, poderiam falar a respeito da importância historica da tela pois reflete a ruptura do obscurantismo medieval (de quase mil-anos) para o subsequentemente redescobrimento das ciências e das artes clássicas pelo movimento renascentista italiano.

Seja pelo aspecto técnico, cultural, artístico ou histórico vale a pena conferir a famosa tela e também o fabuloso trabalho deste mais que talentoso artista que inveredou também em outras áreas do conhecimento humano como a biologia, a anatomia, a hidraulica, a mecânica entre muitas outras.

Leonardo desenhado por ele mesmo.

Galeria de imagens com os trabalhos de Leonardo.
http://www.ocaiw.com/galleria_maestri/gallery.php?id=863&catalog=pitt&lang=pt


Abaixo o processo de feitura de uma ilustração a que mencionei...há pouco.


(Conceito)ou motivo, idéia.
Tempos atrás queria retratar um momento que estava vivendo, tempo este meio melancólico e triste (não que eu seja destes pragmáticos pessimistas que detestam o viver)mas sempre aprendi muito em momentos como esses em que estamos mais sensíveis as bordoadas da vida.
Por acaso encontrei a foto a seguir (que remete claramente o sentimento que procurava retratar) a seguir me lembrei que devia um retrato fazia uns três anos a minha amiga Kamilah (agora da foto)então pensei pq nao juntar a fome com a vontade de comer.

(A escolha da referência certa)
Quando o trabalho segue uma via menos "iventiva" a fotográfia pode ser uma boa pedida pra quem não tem paciência, tempo ou modelo, para ficar parado em algum lugar desenhando. O bacana é escolher uma foto com composição pictoria boa, e que além de uma boa plástica (digo lua e sombra, enquadramento) possa ser de uma imagem que remeta algum coisa, seja em forma de sentimento, idéia ou conceito, pois retratar uma pessoa dando aquele sorriso de "x" falso acaba não tendo muito sentido.


(primeiro esboço para trabalhar a idéia.)
Nesta fase procuramos conceber o trabalho, estabelecer a figura no plano e no espaço em que vamos trabalhar como tambem definir a cara que o trabalho vai seguir, pelo menos conceitualmente.



(desenho acabado depois da arte- final )
Nesta hora depois de estabelecida as partes principais que o trabalho necessita: como composição, ritmo, anatomia, perspecitva, luz e sombra vem a hora de escolher a maneira gráfica que o trabalho seguirá, neste caso aqui saí de um esboço bem voltado para a fotográfia em sí, e fui sintetizando os elementos da imagem procurando dar uma cara mais gráfica ao desenho.


(arte acabada depois de colorização).
Corresponde a ultima parte do processo, nesta hora escolhe-se a paleta de cores que será utilizada na imagem e a sensação ou sentido que procuramos dar com isso, escolhe-se a luz certa (que já deve estar delimitada no esboço e na arte-final) e em seguida segue-se o processo normal de colorização no computador através de softwares próprios, acrescentando efeitos e texturas até chegar ao resultado desejado.





(Conclusão)
Esta acaba sendo a parte inerente ao processo que muitos nem se apercebem dele. Depois de tudo acabado refletimos a obra e a analisamos, procurando vislumbrar o que viria a seguir, pois uma obra sempre seguirá a outra. Afinal o que não conseguimos expressar nesta (ou se o conseguimos) servirá de bagagem e experiência para os trabalhos posteriores.

Espero que tenham gostado do B-A-Bá, (sei que muitos estão até escalpelados de saber...heheh)mais foi legal escrever este aqui, até o proximo post.

8 comentários:

Anônimo disse...

jully disse:

Entrei lá agora pouco!! ^^
adoreei seus desenhos Apolo!
Parabéns viu, pelo dom q Deus lhe deu
:)

Anônimo disse...

cintia disse:

caraaaaaaaaaca nossa muito bom mesmo, seu amigo pintor tinha razão quanto mais experiencia melhor fica, nossa amei os autos retratos, faltou o meu, muito bom mesmo vc desenha muito Apolo, cara adimiro muito seu trabalho vc vai longe...Bjus.. bom final de semana

Anônimo disse...

milah disse:

NOOOSS
AMEII
AII QUE LINDOO

Anônimo disse...

luciana disse:

Amei seus desenhos!!!Não sabia que vc era tão bom nisso!!!Parabéns!!!Amei!
Prima.

Anônimo disse...

Dj Flávia Liss disse:

Oláaaa...

nossa vi o blog...

curtiii d+

ate vo querer que vc faça alguma coisa com minhas fotos, ou comigu msm rsrsrsr!!!!

depois a gente combina isso...

mais gostei de verdade...fico tudo bem feitinho!!!

=) sucesso...

nos falamos...beijos boa semana

Anônimo disse...

MIlah disse:

adoreiii oss desenhos viu anjo!?
Briigada msm!
Minha mãe gosto tantoo..que disse que quer por em um quadro akie..só falta o original agora! xD

Anônimo disse...

marcelo disse:

vi sim ...lokura hein !!! arma uns trampos seu ai pra mim mostrar pra turma do trampo ! os karas estao curiosos

Anônimo disse...

Anna Cahali disse:

não tive tempo de ler as seus textos...

pelo que você pode ver, depois de 10 dias eu estou te respondendo! ;D
minha vida tá SUPER corrida...
deu preu ver seus desenhos...
desenhos do estilo hq americano ;D
eu curto bastante, mais do que os desenhos estilo hq oriental ;D


bem, é isso... quando eu respirar, leio teus textos ;D